O que é câncer de mama em cadelas e gatas?
O câncer de mama em cadelas e gatas é uma doença chamada de neoplasia, na qual ocorre o crescimento irregular das células do tecido, e ela faz com que surjam tumores nas mamas dos animais, principalmente, aqueles que não foram castrados.
Os tumores podem ter diferentes tamanhos e serem firmes ou duros. Em alguns casos, é encontrado apenas um nódulo, já em outros, eles podem ser múltiplos.
Para se ter uma ideia, a indecência de câncer de mama em cadelas e gatas varia entre 25% e 50% de todos os tumores diagnosticados. E quanto mais cedo for feita a castração do animal, menos há incidência do problema, sendo que os que são castrados até 1 ano de idade têm apenas 0,05% de chance de desenvolver neoplasia mamária.
Dentre as causas, três delas merecem destaque: o uso de anticoncepcionais em animais - sendo isso altamente não recomendado -, idade entre 10 e 11 anos e a obesidade.
Sintomas do câncer de mama em cadelas e gatas
Os sintomas do câncer de mama em cadelas e gatas podem ser percebidos pelos tutores atentos aos animais, porém somente o veterinário pode confirmar o diagnóstico. Dentre os mais comuns estão:
- Nódulos nas mamas;
- Anomalia no local;
- Falta de apetite;
- Diarreia;
- Enjoo;
- Emagrecimento rápido;
- Apatia;
- Febre;
- Secreção;
- Dores;
- Inchaço e vermelhidão.
Diagnóstico do câncer de mama em cadelas e gatas
O diagnóstico do câncer de mama em cadelas e gatas deve ser feito por um veterinário por meio de exames clínicos e laboratoriais. O relato do tutor também ajuda a notar a presença de alguma anomalia, principalmente, quando há alteração no comportamento do animal.
Exames para diagnosticar o câncer de mama em cadelas e gatas
São utilizados diferentes exames para diagnosticar o câncer de mama em cadelas e gatas, sendo que eles se complementam. Dentre eles, podemos citar o exame clínico, de sangue, radiografia, ultrassonografia, biópsia e exame histopatológico:
Exame clínico
O exame clínico para câncer de mama em cadelas e gatas observa o animal, visando identificar alterações visuais e palpáveis, como a presença de nódulos. Faz parte dessa etapa o relato do tutor.
Exames de sangue
Os exames de sangue vão ajudar a identificar se existe alterações na células e glóbulos dos animais, sendo que indicam problemas. Ele é feito com a coleta de uma pequena amostra do sangue e com análises laboratoriais.
Radiografias
As radiografias para câncer de mama em cadelas e gatas são exames de imagem que permitem visualizar se há presença de algum nódulo ou caroço que possa ser câncer.
Ultrassonografia
A ultrassonografia um exame de imagem, porém, um pouco mais completo, que permite ver as imagens com um maior detalhe. Em alguns casos, existem exames em 3D que permitem um detalhamento dos órgãos e tecidos afetados.
Biópsia
A biópsia consiste em remover uma pequena amostra do tumor para que possa ser analisada em laboratório, sendo feita com o animal anestesiado. O procedimento não costuma deixar grandes marcas, uma vez que é feito com uma pequena incisão e uma pinça para remover uma amostra do tecido.
Exame histopatológico
O exame histopatológico para câncer de mama em cadelas e gatas trata-se de uma análise feita em laboratório da amostra do tecido coletado. Ele é feito com a ajuda de um microscópio e permite saber se o tumor é benigno ou maligno.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.