O hipoadrenocorticismo, também conhecida como doença de Addison, é uma endocrinopatia incomum em cães e rara em gatos. A doença se caracteriza pela produção insuficiente de glicocorticóides (cortisol) e/ou mineralocorticóides (aldosterona), insuficiência proveniente da destruição imunomediada do córtex das adrenais.
Sinais Clínicos
Os sinais clínicos são muito variáveis e dependem da severidade e da evolução da doença. Alguns cães apresentam sinais crônicos e intermitentes (por exemplo, vômito e diarréia) enquanto que outros apresentam quadros agudos e chegam ao hospital veterinário em choque com sintomas como hipotensão (baixa pressão arterial), bradicardia (baixa frequência cardíaca) e hipoglicemia (glicemia sanguínea baixa). As alterações clínicas não são específicas e sim comuns a uma variedade de outras doenças. No entanto, deve-se suspeitar de hipoadrenocorticismo quando uma doença tem seus sintomas exacerbados pelo estresse e respondem a tratamentos inespecíficos e à terapia de suporte.
Diagnóstico
O diagnóstico baseia-se nos achados clínicos, exames laboratoriais complementares (hemograma e perfil bioquímico) e teste funcional. Ainda que os sinais clínicos estejam presentes e os exames complementares sejam compatíveis com hipoadrenocorticismo, um diagnóstico definitivo requer a comprovação do mau funcionamento da adrenal. Para tanto, utiliza-se um teste funcional (teste de estimulação com ACTH).
Causa
O Hipoadrenocorticismo resulta tipicamente da destruição imunomediada de todas as camadas do córtex adrenal, porém, também pode ser proveniente do uso indevido de alguns medicamentos como corticóides, cetoconazol, trilostano e mitotano, nesse caso chamamos de hipoadrenocorticismo iatrogênico.
Tratamento
De acordo com a etiopatogenia da doença, o tratamento consiste na reposição de glicocorticóides e/ou mineralocorticóides e se necessário terapia de suporte. É importante o acompanhamento do paciente pelo médico veterinário especializado em endocrinologia e metabologia veterinária e pelo médico veterinário clínico geral.
Prevenção
A única prevenção que pode ser feita no caso de hipoadrenocorticismo, é o uso controlado e de acordo com prescrição médico veterinário de medicamentos que podem afetar o funcionamento das glândulas adrenais, que causam o hipoadrenocorticismo iatrogênico.
Dra. Tais Angélica Tosco
(Especialização em Endocrinologia)
CRMV SP 38.316
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.