O que é anestesiologia?
É a área de especialidade da veterinária que promove o alívio da dor, a insensibilização e hipnose (sono artificial) para realização de procedimentos cirúrgicos ou em que se tem necessidade de deixar o paciente imóvel, além de outros tópicos de medicina intensiva como estabilidade da pressão arterial, ventilação adequada, hemodinâmica, etc.
Panorama da anestesiologia veterinária
A anestesiologia veterinária vem avançando a cada ano para melhorar o conforto a segurança e aliviar a dor dos nossos companheiros de quatro pata em procedimentos cirúrgicos, nas sedações e no tratamento da dor.
É de suma importância a presença de um profissional qualificado para a melhor elaboração do protocolo anestésico, da monitoração constante e atenção aos detalhes para proporcionar uma anestesia segura e confortável.
Protocolo
Nosso protocolo anestésico é elaborado individualmente para se adaptar às necessidades de cada paciente. Estamos sempre prontos com diversas técnicas como anestesia inalatória, anestesia total intravenosa, anestesia local e loco regional, os fármacos mais modernos e equipamentos para monitoração anestésica contínua.
Uma anestesia segura e eficiente é possível mesmo em pacientes críticos, idosos, pediátricos e até mesmo silvestres.
Que tipo de anestesia será feito?
Existem diversas modalidades anestésicas que podem ser usadas em separado ou em conjunto para proporcionar o maior conforto e segurança para o seu Pet. Todas elas tem seus riscos maiores e menores bem como seus benefícios específicos.
De qualquer modo o melhor profissional para decidir isso é o anestesista que poderá elaborar o protocolo anestésico ideal para cada paciente levando em consideração as suas particularidades e o tipo de procedimento a ser realizado.
A anestesia inalatória é sempre a mais segura?
A anestesia inalatória certamente revolucionou a anestesia veterinária quando foi introduzida pois era muito superior às técnicas disponíveis na época em termos de praticidade, conforto e segurança para o nosso companheiro animal.
Apesar de ainda desempenhar um papel importante na rotina da anestesia veterinária, hoje em dia já temos disponíveis outros métodos de anestesia que podem ser tão bons quanto a inalatória, e em alguns casos específicos até mesmo melhor. Um exemplo disso é a anestesia total intravenosa, que consiste basicamente da infusão contínua ( controlada pelo anestesista mediante bombas de infusão super modernas e precisas) de anestésicos e analagésicos pela via intravenosa, não necessitando da infusão de gases pela via respiratória.
"Lembre-se, um profissional treinado na área de anestesia veterinária vai saber qual melhor protocolo para o seu Pet".
Modalidades anestésicas:
Existem diversas modalidades que podem ser usadas separadas ou em conjunto para aumentar a segurança e conforto do seu pet. Consulte o anestesista para se informar qual será o melhor em cada ocasião.
Sedação, tranquilização e MPA
Muitas vezes precisamos acalmar nossos pacientes para que possamos promover alguma intervenção no mesmo. Neste caso lançamos mão de fármacos sedativos ou tranquilizantes para além de deixar o paciente mais confortável também nos ajuda a abordar aqueles pacientes muito agitados ou mesmo bravos. Também é utilizado antes de procedimentos cirúrgicos maiores, onde chamamos de Medicação pré-anestésica (MPA), o que facilita o manejo do paciente, reduz a ansiedade pela separação de seu tutor e mais importante, permite a redução da quantidade de anestésicos à serem utilizados na anestesia geral.
Anestesia inalatória:
Mediante a infusão de gases anestésicos para às vias aéreas promove uma anestesia que pode ser rapidamente aprofundada ou superficializada dependendo da necessidade do paciente. Pode ser feita mediante máscara ou sondas endotraqueais, muitas vezes sendo necessário primeiramente anestesiar o animal com outros tipos de anestésicos para então promover a anestesia inalatória.
Anestesia Total Intravenosa (TIVA)
Modalidade que está crescendo em popularidade entre os anestesistas humanos e veterinários e promete ser o futuro da anestesia. Consiste na administração isolada ou simultânea de diversos fármacos pela via intravenosa que promovem um alto grau de analgesia (alívio da dor) e hipnose (sono artificial), isso tudo com uma excelente estabilidade para o paciente. Esta modalidade não depende de gases anestésicos, e para realizá-la utilizamos modernas bombas de infusão que nos garantem uma alta precisão na oferta de anestésicos aos pacientes.
Anestesia local ou locoregional:
Embora difícil de ser usada isoladamente a anestesia local e locorregional promovem uma insensibilização total ou parcial da região que será abordada cirurgicamente ou que é responsável por um processo doloroso. Algumas vezes é possível realizar grandes procedimentos apenas com leve sedação e um bloqueio regional bem sucedido ou pelo menos diminuir em muito o requerimento de anestésicos gerais que trazem mais riscos para o animalzinho.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.