Cálculo dentário
A placa bacteriana é uma camada fina que se forma nos dentes, que quando mineralizada se transforma no cálculo dentário (tártaro).
A escovação dos dentes de forma periódica pode retardar o aparecimento do cálculo dentário.
Gengivite/Doença Periodontal
A gengiva é a mucosa que envolve os dentes, o periodonto é responsável pela fixação dos dentes na mandíbula e maxila.
A Gengivite é a inflamação da gengiva enquanto a periodontite é a inflamação das estruturas que dão suporte a fixação dos dentes.
Mal hálito
A gengivite e a doença periodontal (periodontite) são doenças silenciosas, de caráter progressivo, tendo na maioria dos casos como único sintoma o mau hálito. Nos casos mais graves o animal pode apresentar saliva fétida, com presença de sangue, dificuldade para mastigação e queda de dentes, podendo também causar sérios danos a outros órgãos.
Prevenção
Consultas periódicas ao médico veterinário podem levar ao diagnóstico precoce dessas afecções e, com o tratamento correto, seu animal terá mais qualidade de vida durante o seu envelhecimento.
Tumores da cavidade oral
Os tumores de cavidade oral correspondem cerca de 6% das neoplasias de origem maligna que acometem os cães e 3% nos felinos.
Os locais mais comuns para o aparecimento dos tumores são gengiva, lábio, palato, tonsila e língua.
As raças mais predispostas às neoplasias orais são Boxer, Poodle, Golden Retriever, Cocker Spaniel, Chow Chow Weimaraner. Animais de meia idade a idosos são mais predispostos, podendo acometer os animais mais jovens.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são halitose, salivação excessiva, aumento de volume oral, dor para se alimentar ou abrir a boca, hemorragia local, perda dentária, perda de apetite ou anorexia, tosse, dispneia, descarga nasal, fraturas de mandíbula ou maxila, por comprometimento ósseo grave.
Prevenção
Consultas periódicas ao médico veterinário podem levar ao diagnóstico precoce e maiores as chances de sucesso no tratamento.
Persistência dos dentes decíduos (dentes de leite)
A persistência dos dentes de leite é muito comum em cães de raças pequenas como Poodle, Maltês Yorkshire e outros e são raras em gatos.
A idade de troca dos dentes para cães e gatos é entre o 4° e 6° mês de vida e ocorre mais frequentemente nos caninos, mas pode acometer também outros dentes.
Prevenção
Consultas periódicas ao médico veterinário podem levar ao diagnóstico precoce
Deve ser tratado o mais rápido possível, para evitar que os dentes permanentes nasçam tortos e para evitar o aparecimento de doença periodontal, que ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana entre os dentes de leite e permanente.
Fratura dental
Cães e gatos geralmente fraturam os dentes quando roem brinquedos e ossos muito duros, em brigas, atropelamentos, quedas de grandes alturas e outros acidentes.
A dor da fratura dental é parecida com dor de dente cariado, porque pode expor a polpa dentária (o nervo) que está no interior do dente. Nesse caso o animal sente dor para apreender o alimento e objetos e também para mastigação.
Os dentes mais acometidos são os caninos, seguidos pelos quarto pré-molar e os incisivos.
Tratamento
Os tipos de tratamentos são avaliados pelos odontologistas veterinários. Entre as opções de tratamento estão tratamento do canal, restauração do dente, extração dentária, entre outras.
É muito importante o tratamento do dente fraturado para evitar a entrada de bactérias pelo canal do dente, podendo levar a infecções em outros órgãos.
Fraturas de Maxila/Mandíbula
As fraturas de maxila e mandíbula em cães e gatos geralmente são causadas por atropelamentos, quedas, chutes, neoplasias intra-orais e doença periodontal grave.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são sangramento em cavidade oral, salivação excessiva,assimetria, inchaço na face, fraturas e ou deslocamentos dentários, dor a palpação e dificuldade em se alimentar.
Tratamento
A Odontologia veterinária oferece várias opções de tratamento, podendo ser cirúrgico ou conservativo, levando-se em consideração o local , as condições da fratura e a existência de dentes sadios.
FELINOS
COMPLEXO GENGIVITE ESTOMATITE DOS FELINOS
A estomatite felina é uma doença crônica, que causa muita dor e desconforto ao gato e sua causa ainda é desconhecida.
Ela se caracteriza por uma intensa inflamação da gengiva, mucosas oral e lingual, palato e faringe.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são perda do apetite e do peso, salivação excessiva, saliva espessa e fétida, inflamação exacerbada de toda cavidade oral e prostração.
Atualmente acredita-se que uma falha no sistema imunológico possa ser a causadora da doença, já que nem todos os felinos apresentam esse complexo.
Independente da causa é certo que a presença da placa bacteriana (cálculo dentário) desencadeia todo o processo.
Em felinos com estomatite de grau mais baixos a limpeza periodontal pode ser eficiente. Nos casos de graus mais graves o tratamento indicado geralmente é a extração de uma boa parte dos dentes do animal, já que os dentes servem de superfície para proliferação da placa bacteriana.
A orientação de um profissional capacitado pode trazer ao animal acometido o melhor tipo de tratamento e assim resgatar sua qualidade de vida.
DOENÇA DE REABSORÇÃO ODONTOCLÁSTICA DOS FELINOS (LROF)
LRFO é uma afecção que acomete exclusivamente a espécie felina, podendo atingir até 60% dos felinos adultos. Ela causa uma fragilidade nos dentes predispondo as fraturas. Os felinos acometidos sentem muita dor devido à exposição pulpar. A etiologia ainda é desconhecida.
Sintomas
Os sintomas são inflamação ao redor do dente acometido, perda do apetite, emagrecimento, excesso de salivação, halitose, dificuldade de mastigação e, em estágios mais avançados pode ocorrer à perda dos dentes, o animal pode também não apresentar nenhum sintoma.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico em alguns casos só pode ser confirmado através de radiografias.
O tratamento é a extração (exodontia) do dente acometido.
Especialista Odontologia Veterinária
Dra. Clarisse M. Teixeira - CRMV-SP 18.134
Especialista Odontologia Veterinária
Dra. Daniela Formagio - CRMV-SP 12.202
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.