Os principais exames da cardiologia veterinária são os seguintes:
Eletrocardiograma
Também chamado de eletrocardiografia (ou pela sigla ECG), o eletrocardiograma é um exame que existe há mais de cem anos no mundo da medicina humana, e gera resultados extremamente úteis, também, na medicina veterinária. Por meio dele, é possível identificar a existência de disfunções no ritmo dos batimentos cardíacos do animal, conhecidas como arritmias; sendo frequentemente usado para investigar e prevenir riscos de morte súbita no animal.
Muito utilizado em situações pré-operatórias, o eletrocardiograma é uma ótima ferramenta para avaliações feitas antes das anestesias, que são necessárias para diferentes procedimentos cirúrgicos – possibilitando a definição do protocolo anestésico mais adequado a ser usado, para que não haja complicações com o animal.
Ecocardiograma
Permite que sejam avaliadas as estruturas cardíacas do animal, o tamanho do coração, seu fluxo sanguíneo, a força com que ele contrai e possíveis lesões na nas valvas cardíacas, entre outros; o ecocardiograma é um dos exames mais eficientes para a diagnóstico precoce de doenças relacionadas ao coração em animais.
Indicado para os bichinhos de estimação que apresentem algum tipo de sintoma que possa ser relacionado a uma cardiopatia, o ecocardiograma é requisitado em casos com sinais de letargia, tosse persistente, pulso fraco e intolerância a atividades físicas, além de ser indicado também no controle de cardiopatias já existentes a fim de auxiliar no ajuste do tratamento que já vem sendo feito.
Pacientes com edema pulmonar, cardiopatias congênitas, suspeita de cardiopatia e tumores cardíacos também podem precisar realizar este exame, facilitando assim, o acompanhamento da evolução das disfunções cardiológicas diversas.
Ecodopplercardiograma
O ecodopplercardiograma pode ser explicado como um ecocardiograma mais detalhado, permitindo a visualização e investigação das mesmas porções analisadas pelo ecocardiograma, mas destaca principalmente o fluxo sanguíneo cardíaco, sua velocidade e direção. O exame tem duração, em média, de trinta minutos.
Holter
Consiste em uma espécie de gravador do ritmo cardíaco, o Holter é um aparelho pequeno que é fixado ao corpo do animal por 24 horas, monitorado os batimentos e alterações cardíacas do pet de maneira ininterrupta. Exercendo o mesmo papel dos exame de eletrocardiograma, o aparelho gera um relatório das atividades cardíacas do animal durante o tempo em que ele realiza suas atividades normais no seu habitat.
Ou seja, o aparelho registra a atividade elétrica do coração enquanto seu animal está em casa, enquanto brinca, se alimenta e dorme, permitindo o registro de algumas alterações que não seriam possíveis durante o exame de eletrocardiograma, pois neste, o acompanhamento é feito durante um período de tempo menor, em torno de dez à quinze minutos.
Alguns pets podem ficar incomodados demais com o aparelho e acabar o destruindo, ou alguns animais que estejam acostumados com piscinas, precisam de maior atenção do proprietário para que não entrem na água enquanto estiverem com o equipamento.
Mensuração de Pressão Arterial
O procedimento da medição de pressão arterial nos animais é, basicamente, o mesmo que o realizado em seres humanos, e juntamente com os sinais clínicos que o animal esteja apresentando, podem servir como indícios de cardiopatias ou outras patologias ligadas a doenças renais e à hipertensão.
Independentemente das suspeitas ou quadro de saúde do animal, é fundamental que esse procedimento seja realizado de maneira periódica e em todas as visitas que o animal fizer à um profissional veterinário; já que, por meio deste exame nada invasivo, é possível suspeitar de algumas doenças e avaliara existência de uma série de outras complicações mais graves – que podem ser amenizadas e até evitadas com um tratamento iniciado de forma precoce.
Dr. Rogèrio Fatoretto
Graduado em Medicina Veterinária. Pós graduado em Cirurgia de Tecidos Moles e Ortopedia
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.